A modinha do #FlatDesign

6 min read

Deviation Actions

quenquenpotter's avatar
Published:
513 Views

Flat Design, ou Design Plano
, foi uma das maiores tendências de design de 2013! Desprezando todas as técnicas de 3D, designs pseudo-realista e até mesmo o design skeuomorphic (iOS) em favor de uma estética mais simplificada e classicamente digital, o Flat Design está em todo lugar e é a nova tendência das interfaces digitais.

Sinônimo de simplicidade, o Flat Design traz um visual de cores planas, simples e minimalista. Baseando-se num visual mais intuitivo com interfaces sofisticas que traz um maior destaque ao conteúdo, o Flat Design ganhou força com a chegada do Design Responsivo devido à facilidade de adaptar o simples design as telas de diferentes dispositivos.

Mas será que é aconselhável usar este estilo em todos os projetos atuais? NÃO!!!

Apesar de termos optado pelo uso do Flat Design em nosso Site, tenho convicção que esta é uma moda passageira e nem todo projeto Web ele se adapta muito bem. Não é porque é tendência que todo projeto Web a ser desenvolvido precisa seguir esta moda em evidência. A cada projeto é necessário observar a usabilidade e vida útil do layout, para então poder definir a escolha por um projeto Híbrido, trazendo o Flat aliado com estilos ricos em detalhes, ou pelo estilo Flat Design ao extremo.

Em interfaces Mobiles, a utilização de tipografia grande e cores planas causam destaque trazendo um visual mais sofisticado e elegante. Porém o problema que estamos vendo é que muitos designers estão simplesmente copiando os mestres deste estilo, que realmente entendem os princípios de usabilidade e harmonização. E isso leva a cores em demasia, além de fontes, elementos e estilos diferentes.

Evolução

Não vejo o Design Plano como uma evolução apenas por nos trazer de volta para uma abordagem mais pura e limpa da web. Como todas as tendências anteriores, o Flat Design vai moldar o campo do Design por uns tempos, onde será triturado e transformado em algo “melhor” e mais recente.

Se analisarmos bem, podemos ver que o Flat Design é simplesmente uma variação do “Minimalismo”. Porém, amando ou odiando, os designers em todo o mundo entraram na onda do design plano. Até mesmo a Apple, precursora do design skeuomorphic, lançou-se no design plano com o lançamento do iOS7.

O que você acha da tendência de design plano? Será que vai continuar por muito mais tempo?



© 2014 - 2024 quenquenpotter
Comments0
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In